Fruticultura

Neste departamento, o kiwi é rei, embora a Cooperativa neste momento tenha no espargo uma aposta nova. Também a área da floricultura tem especial relevância.

A aposta no kiwi tem sido vencedora, muito devido a um intenso trabalho realizado, a partir da década de 1980, pelos técnicos da Cooperativa junto de diversos agricultores do concelho, de tal forma que, atualmente, Felgueiras é o concelho com maior área de kiwi plantada a nível nacional.

Os últimos anos foram marcados por avultados investimentos (concluindo-se o projeto PRODER em 2016), com a aquisição de paloxes e também com a construção de mais 3 câmaras de frio, fortalecendo desta forma, um dos pilares estratégicos, que assenta na capacidade de conservação e refrigeração para 1.600 toneladas de kiwis, garantindo o armazenamento do kiwi oriundo de mais de uma centena de associados.

Quase todo o kiwi se encontra certificado pelo referencial GLOBALGAP, encontrando-se a Cooperativa neste momento e neste referencial na opção 2, ou seja uma certificação de grupo.

O kiwi é essencialmente para exportação, excetuando uma pequena parte que segue para algumas empresas nacionais com as quais a cooperativa possui relações muito antigas.

Com associados em vários concelhos, a Cooperativa presta toda a assistência técnica para os kiwicultores que a solicitem bem como ajuda na instalação de novos pomares. Em 2018 espera certificar-se como Organização de Produtores de Kiwi.

Numa área mais recente, desenvolve desde 2013 a cultura do espargo verde.

Já com cerca de 15 produtores e com uma área instalada de 20 hectares, vê nesta cultura não só uma alternativa às atividades mais tradicionais mas também um complemento à cultura da vinha e do kiwi, uma vez que tem épocas de apanha diferentes das duas anteriores.

O espargo começa a ter um aumento de procura quer no mercado nacional, quer no mercado internacional, sendo o mercado Espanhol o seu principal cliente.

A Cooperativa Agrícola de Felgueiras tem sido uma impulsionadora desta cultura, que tem ganho uma crescente relevância a nível nacional.

Entre Março e Junho podem ser visitadas as explorações de espargo, realizando-se algumas provas de degustação com chefs de referência.

Entre em contacto connosco

Responsável Técnico: Engº Humberto Reis
Telefone geral: +351 255 312 666
Email: geral@coopfelgueiras.pt