Contactos

Morada
Rua Tenente Coronel António Emilio Moreira Peixoto, 1258,
Margaride, 4610-213 Felgueiras
Telefone
+351 255 312 666

E-Mail
geral@coopfelgueiras.pt

Envie-nos uma mensagem

Li e aceito a Política de Privacidade da Cooperativa Terras de Felgueiras - Caves de Felgueiras CRL disponível neste link.

 

Carrinho de Compras

fechar
+351 255 312 666
Quinta-feira 23° / 14 ° C

I Encontro Nacional dos Produtores de ESPARGO – 25 Janeiro 2019

O I Encontro Nacional dos Produtores de Espargo é organizado pela Cooperativa Terras de Felgueiras – Caves Felgueiras CRL em parceria com a Villabosque e a Vale de Ceras e visa promover um conhecimento aprofundado da cultura do espargo, produzido em modo biológico e/ou produzido em modo convencional.

Muito importante: A inscrição é obrigatória, limitada aos lugares disponíveis e tem um custo de 15 euros. Assegure o seu lugar. Inscreva-se já!

PROGRAMA

25 Janeiro 2019
Casa das Artes – Felgueiras

 ABERTURA // 09H00 

1º PAINEL // 09H30
A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO
› Rui Martins _ Chef no Grupo Pestana

› Isabel Martins _ Revista Vida Rural
› Isabel Archer Taveira _ Nutricionista
› Fernando Silva _ Professor/Investigador

2º PAINEL // 11H00
O ESPARGO EM AGRICULTURA CONVENCIONAL
› Jamie Petchell _ Global Plants Genetics

› Rui Sousa _ Villabosque
› Rui Pinto _ Terras de Felgueiras
› Ruben Alvarez _ Eurobanan

3º PAINEL // 14H15
ASPETOS RELACIONADOS COM A PRODUÇÃO
› Manuel Garcês _ Planasa
→ Tema: Material de Propagação
› José Miguel Jiménez _ Fertinagro Biotech
→ Tema: Fertilização
› Jorge Ferreira _ Agro-Sanus, Lda
→ Tema: Rega
› Rui Sousa _ Villabosque
→ Tema: Doenças e Tratamentos

4º PAINEL // 16H00
O ESPARGO EM AGRICULTURA BIOLÓGICA
› Cristina Leão _ Bioatlântico

› Jorge Ferreira _ Agro-Sanus, Lda
› António Rodrigues _ Vale de Ceras
› Paulo Peixoto _ Quinta de Silvares

ENCERRAMENTO // 17H30

VERDE DE HONRA

ORADORES

Fundador da empresa Vale de Ceras – Mercearia Orgânica. Empresa localizada em Tomar. Dedica-se à produção em modo biológico de espargo verde e roxo, de acordo com os ritmos naturais da terra.

Fundadora da Bioatlântico. A BIOATLÂNTICO dedica-se desde Fevereiro de 2009 à distribuição e comercialização da melhor seleção nacional de Produtos Biológicos. Sediada em Leça da Palmeira, efetua o armazenamento e logística dos produtos em Paços de Ferreira. A BIOATLÂNTICO é certificada em Modo de Produção Biológico pela SATIVA com a licença de operador e certificado nº.AB0272UT.

Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica (Opção de Telecomunicações), pela FEUP-Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. É professor e Investigador universitário e do politécnico. É mestre em Marketing, pela Faculdade de Economia da UP-Universidade do Porto e mestre em Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, pela UA-Universidade de Aveiro.

Jornalista, diretora da revista Vida Rural e editora da revista Enovitis, cargo que acumula com a direção de publicações do Grupo IFE. Tem 21 anos de experiência em jornalismo agrícola e é o rosto da mais antiga e prestigiada revista profissional do setor.

Sócio da Global Plants Genetics. Empresa responsável pela criação da identificação de variedades de espargo. Especialista em gestão de propriedade intelectual e no desenvolvimento de fornecimento de sementes de espargo para diversos climas. Conhecedor da produção em todo o mundo e com fortes ligações aos principais produtores, viveiros e empresas.

Formado em Engenharia Agronómica pelo Instituto Superior de Agronomia de Lisboa (especialidade de Botânica e Fitopatologia), trabalhou na assistência técnica aos agricultores, aoo serviço da Agrobio, que ajudou a fundar em 1985. Foi fundador da empresa AGRO-SANUS, empresa de serviços de consultoria à produção biológica, onde atualmente trabalha como consultor e sócio-gerente. Foi professor convidado no Instituto Superior de Agronomia, na disciplina de Agricultura Biológica, desde o seu início, em 2008, até 2014.

Diretor Comercial de negócio da Fertinagro Biotech. A Fertinagro é o maior fabricante de fertilizantes de Espanha.

Chefe de produção da Planasa para o espargo, com a responsabilidade nos países do sul da Europa. A Planasa produz plantas de diferentes especies para distintos tipos de climas mediterráneos y continentales. É uma das maiores plataformas de desenvolvimento e experimentação Mundial.

Fundador da Quinta de Silvares, localizada em Vizela. Possui uma área de 5 hectares, dividida em três áreas: Pomar de macieiras variedades regionais, Espargos e Hortícolas em estufa e ao ar livre. A Quinta de Silvares é uma quinta de produção hortofrutícola certificada em Agricultura Biológica. A BioSilvares é certificada em Agricultura Biológica desde 2014, estando neste momento em processo de conversão para Demeter (Biodinâmica) com a ABIOP.

Diretor Comercial da empresa Eurobanan para Portugal na área das frutas e legumes.

Nomeado chefe cozinheiro do ano em 2016. Estagiou no Celler de Can Rocar, restaurante com 3 *** Michellin e o 3º melhor restaurante do mundo. Rui Martins foi considerado um dos 10 chefes mais influentes pelo Observador. É atualmente Chef no Grupo Pestana.

Licenciado em Engenharia Zootécnica. É quadro técnico da Cooperativa Agrícola Terras de Felgueiras desde 1992, assumindo em 2011 o cargo de Diretor. Iniciou o projeto de dinamização da cultura de espargo em 2013, na ótica da eficiência desta cultura com as culturas predominantes na região do Entre Douro e Minho.

Fundador da empresa Villabosque, localizada em Santarém e com uma produção de 10 hectares de espargo verde. Tem toda a área de plantação em Produção Integrada, Globagap e GRASP.

É licenciada em Ciências da Nutrição, pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Participou no XIII Congresso de Nutrição e Alimentação em Maio de 2014. É nutricionista em várias clínicas.

Clique na imagem para ampliar.
ORGANIZAÇÃO
COORGANIZAÇÃO
APOIOS

Data

Jan 25 2019

Hora

Durante o dia todo

Custo

15.00€
Casa das Artes de Felgueiras

Localização

Casa das Artes de Felgueiras
Avenida Magalhães Lemos Margaride, Felgueiras
X

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll To Top
Aviso! Ao navegar no nosso site estará a consentir a utilização de cookies para uma melhor experiência de utilização.